terça-feira, 19 de maio de 2015

"Uma Árvore de Histórias" - Clássicos Infantis


Clássicos Infantis são contos escritos para crianças, com autoria reconhecida, como por exemplo, os contos de Andersen. 

No Brasil, destacamos nosso primeiro autor de literatura infantil:  
Monteiro Lobato (1882 – 1948)
José Bento Monteiro Lobato foi personagem extremamente popular no Brasil, entre os anos de 1935 e 1948 - enquanto vivo - e a sua popularidade, principalmente como autor de livros infantis, estendeu-se até boa parte da década de 50.      
            Foi o autor que mais escreveu para crianças em todo o mundo, sendo a sua obra considerada a mais extensa de literatura infantil de que se tem notícia. No período de 1925 a 1950, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus livros. 
            Nesse período de aproximadamente 20 anos pelo menos duas gerações de brasileiros que hoje estão na faixa de 40 a 65 anos, leram a obra infantil de ML, editada aos milhões de exemplares - levando-se em consideração a época em que a mídia mais poderosa era o rádio, e não voltada ao público infantil, não existia televisão e eram poucas as opções de lazer.

            Lobato também traduziu e adaptou os livros infantis: Contos de Grimm, Novos Contos de Grimm, Contos de Andersen, Novos Contos de Andersen, Alice no País das Maravilhas, Alice no País dos Espelhos, Robinson Crusoé, Contos de Fadas, Robin Hood e Mogli. Sua obra conta com cerca de 30 livros para adultos e  mais de 20 livros escritos para as crianças (Sítio do Picapau Amarelo).



No projeto "Uma Árvore de Histórias", as crianças ouvirão uma seleção de clássicos infantis contados pelas professoras: Verônica (turma 32), Marcelle e Adriana (turmas 11 e 12), Patrícia (turmas 13 e 14), Val (turmas 21 e 22) e Renata e Simone (turmas 24 e 23).
Após ouvir os clássicos, as crianças realizarão as atividades planejadas pelas professoras "contadoras". No final do ano, todas essas atividades estarão no portfólio do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Todos os comentários deste blog são moderados, assim que for verificado, ele será publicado.